Desde o mês de agosto, muito tem se dito sobre a trombose venosa cerebral e sua relação com anticoncepcional oral; depois da divulgação nas redes sociais do caso de uma paciente que sofreu esse evento. Mas você sabe o que é Trombose Venosa Cerebral (TVC)?
A TVC é um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) caracterizado pela trombose de veias e seios venosos cerebrais. É uma condição rara que acomete mais mulheres jovens, apresentando como um dos principais fatores de risco, o uso de anticoncepcionais orais. Apesar da maior incidência em mulheres, os homens também podem ser acometidos.
Os sintomas
A TVC pode se manifestar de diversas formas a depender da extensão e da localização da trombose. As quatro síndromes maiores descritas foram: hipertensão intracraniana isolada, déficits neurológicos focais, crises epilépticas e rebaixamento do nível de consciência. A cefaleia é o sintoma inicial mais frequente, podendo ser intensa. Alterações neurológicas focais, como perda de força em um lado do corpo e visão dupla, podem ocorrer. Crises epilépticas são infrequentes em outros tipos de AVC, logo, este sintoma associado à cefaleia, rebaixamento do nível de consciência ou déficits focais devem alertar para TVC.
E qual é a relação do anticoncepcional com a TVC?
Todos os anticoncepcionais aumentam o risco de trombose, porque possuem na sua composição o hormônio progesterona, cuja elevação no organismo aumenta a coagulabilidade sanguínea, com consequente formação de trombos. De todas as progesteronas, a mais trombogênica é a drospirerona. Além do anticoncepcional oral, existem outros fatores de risco, como: as trombofilias (doenças que podem ser congênitas ou adquiridas) e infecções como otites, mastoidites, sinusites e meningites podem estar associadas à TVC.
Os tipos de exames
Diante da suspeita, deve-se realizar uma investigação através de exame de neuroimagem. A Tomografia computadorizada (TC) de crânio sem contraste pode ser realizada e em alguns casos, já pode sugerir a presença de TVC, porém, diante dessa suspeita inicial, a TC de crânio com contraste é a mais indicada. O exame de escolha para o diagnóstico de TVC nas fases aguda, subaguda e crônica é a Ressonância Magnética (RM) de Encéfalo com angio – RM com fase venosa. O tratamento da TVC inclui anticoagulação plena na fase aguda, tratamento de crises epilépticas e controle da hipertensão intracraniana. A finalidade da anticoagulação é a de evitar a progressão do trombo, ajudando na recanalização venosa. O médico especialista nos cuidados de pacientes com TVC é o neurologista clínico.