por Dra. Soraya Soares de Almeida Adami > CRM-BA 21.700 Alterações da memória, desorientação, dificuldade para fazer contas e diminuição da concentração são queixas comuns em idosos e um motivo de procura do Neurologista devido ao receio do diagnóstico da Doença de Alzheimer (DA). Porém, apesar dessa ser o tipo mais comum de demência, existem outros tipos que, diferentes dela, são demências potencialmente reversíveis.

A Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é um tipo de demência potencialmente reversível, que pode passar despercebida por pacientes e familiares, porque costuma se iniciar apenas com uma incontinência urinária ou aumento da frequência de quedas, o que não desperta a atenção para a procura de um neurologista.

A tríade clássica da HPN é alteração na marcha, alteração cognitiva e incontinência urinária. O paciente pode se queixar de alteração do equilíbrio, ou começar a ter quedas repetidas, ou passar a andar mais lentamente. A alteração cognitiva leva a um quadro de demência, gerando confusão mental, desorientação e lentificação do pensamento, com esquecimento frequente e, até, quadros depressivos. Os sintomas urinários variam desde a urgência urinária (vontade repentina e intensa de urinar), a polaciúria (urinar pouca quantidade muitas vezes ao dia) e a própria incontinência urinária (perda involuntária da urina pela uretra), podendo levar o paciente a acreditar que se trata de uma doença urológica, sendo, na verdade, um sintoma da HPN.

No surgimento de, no mínimo, dois desses sintomas, orienta-se procurar um neurologista para se iniciar a investigação. O diagnóstico é feito através da avaliação clínica e por exames complementares, como tomografia computadorizada do crânio ou ressonância magnética. Outro exame importante é o exame do Líquor com Tap-Teste, que consiste na retirada de grandes volumes de líquor numa mesma punção. Este pode ajudar na investigação da HPN, quando, após a retirada, ocorre uma melhora dos sintomas apresentados pelo paciente. Nesses casos, o diagnóstico fica mais provável, e pode ser um indicativo de melhora do paciente após o tratamento cirúrgico.
A suspeita de HPN deve ser pesquisada por ser um tipo de demência com potencial tratamento e melhora. O tratamento definitivo é feito através de neurocirurgia, sendo a mais comum a colocação de uma válvula chamada de derivação ventrículo-peritoneal.

A NeuroClin oferece neurologistas capacitados para a realização dessa investigação, bem como para a realização dos exames de punção lombar e punção lombar com Tap-Test.
Edição 11 – RR – 2016

Compartilhe

Dra. Soraya Soares de Almeida Adami
Neurologia
CRM-BA: 21700 RQE: 11865

Dra. Soraya Soares
de Almeida Adami

Neurologia
CRM-BA: 21700 RQE: 11865

Graduação em Medicina na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), fez Residência Médica em Neurologia e em Neurofisiologia Clínica pelo Hospital de Base, no Distrito Federal, Pós-Graduação em Neurointensivismo pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo e Fellowship em Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória, em São Paulo.

Baixe o Aplicativo Gurumed e agende sua consulta